Mateus 28:19-20:
“19.Ide, portanto, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20.ensinando-os a guardar todas as coisas que
vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século”.
Algumas pessoas
costumam dizer que não gostam de teologia. “Meu negócio é vida prática”, afirmam. São verdadeiros "Teolofóbicos". No texto acima, um dos mais conhecidos, sempre que é citado, pontua-se a
questão do “Ide” (v.19), da “evangelização”. Mas,
não podemos esquecer que o mesmo imperativo para “evangelizar”
é aplicado, com a mesma intensidade, para a necessidade do “ensino na palavra
de Deus” (v.20). Em Mateus 22:29, Jesus levanta mais uma vez a
questão da importância do aprofundamento no estudo das escrituras. Diz ele: “Errais,
não conhecendo as Escrituras”. Em João
5:39, sobre esse assunto, mais uma vez Jesus incentiva o aprofundamento nas
escrituras, diz ele: “Examinai as escrituras”.
Portanto, não
devemos fazer essa equivocada distinção dicotômica entre Teologia e Vida prática. Afinal, como alguém já
disse, somos aquilo que acreditamos, aquilo que aprendemos, aquilo que lemos.
Erra gravemente quem pensa que o estudo da teologia produz uma vida apática e
desassociada de atitudes práticas.
Os maiores
missionários do passado eram, também, profundos conhecedores da Teologia,
especialmente Reformada. O sociólogo Max Weber, autor do livro de não ficção
mais importante do século XX “Ética protestante e o Espírito do Capitalismo”,
por exemplo, após um denso estudo sobre variadas culturas, chegou à conclusão
que os países cuja população era predominantemente Calvinista, possuíam melhor
qualidade de vida, com maior desenvolvimento espiritual, ético e moral. Ele
atribui isso ao conhecimento profundo da doutrina Reformada. Veja o que ele
afirma:
O Deus de Calvino
exigia de seus crentes não boas ações isoladas, mas uma vida de boas ações
combinadas em um sistema unificado. Mas no curso de seu desenvolvimento, o
calvinismo acrescentou algo de positivo a isso tudo, ou seja, a idéia de
comprovar a fé do indivíduo pelas atitudes seculares. [...] consideramos apenas
o calvinismo e adotamos a doutrina da predestinação como arcabouço dogmático da
moralidade puritana, no sentido de racionalização metódica da conduta
ética.(WEBER, 2004. p.91,94,96).
Precisamos entender que sempre fazemos uma
opção teológica. Queiramos ou não. Ainda que afirmemos não gostar de teologia.
OU SOMOS CALVINISTAS OU SOMOS ARMINIANOS.
Não temos como fugir
disso. Essa escolha reflete diretamente na nossa prática cúltica e litúrgica.
Quando dizemos: “não quero saber de estudar teologia”; sem saber, nossas
atitudes e forma de adoração, acabam por revelar, automaticamente, a posição
teológica que estamos seguindo.
Um bom exemplo disso
é o sistema de APELO, trazido por Charles Finey, no século XIX. Muita gente diz
que não gosta de teologia, mas, sempre, depois de sua pregação, faz o famoso
“apelo” para que as pessoas aceitem a Cristo. Isso, caros irmãos, é teologia pura.
Se está certa ou não, é outro assunto. Isso é uma prática complemente lastreada
por uma posição teológica.
Ou somos Calvinistas ou somos Arminianos,
repetimos. Não temos como fugir
disso. Queiramos
ou não, assumimos uma posição teológica. Sem contar nos muitos
absurdos e nas muitas aberrações, que temos visto no meio evangélico, pela pura
falta de estudo da Palavra de Deus; da Teologia.
Não seria mais
prudente, então, seguir a orientação de Jesus e estudar profundamente sua
palavra? Isso é teologia. Fazendo isso, podemos escolher, sem nenhuma
imposição, a postura teológica que mais simpatizamos, que mais, em nossa
opinião, se aproxima da verdade das Escrituras Sagradas. Porém, essa escolha
“consciente” só poderá ser feita mediante um conhecimento aprofundado da
Palavra de Deus, que só pode ser adquirido com o estudo da Teologia.
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