Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

AS BOAS NOTÍCIAS DO SUPREMO CONCÍLIO IPB - CURITIBA 2010


Quero parabenizar a todos os representantes, de todo o Brasil, na XXXVII Reunião Ordinária do Supremo Concílio da IPB, em especial ao Rev.George Henrique e ao Presb.David Ferreira, ambos da IPB Jordão, representantes do Presbitério Recife. Essa reunião acontece de quatro em quatro anos com representantes das igrejas e presbitérios de todo o Brasil. Em 2010 a cidade de Curitiba sediou o evento.

Temos bons motivos para comemorar. Eles constituem provas substancias do compromisso da IPB com as Escrituras Sagradas.

Veja um resumo das Decisões envolvendo assuntos polêmicos e que estavam gerando muita preocupação antes da reunião:

1- O plenário rejeitou veementemente propostas para reatamento de relações com a PCUSA – conhecida Igreja americana aberta para ordenação de homossexuais – bem como de retornar à AMIR – Aliança Mundial de Igrejas Reformadas – também de viés liberal.

2- Passou a considerar a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus como seitas, determinando que pessoas oriundas destas organizações sejam recebidas mediante rebatismo e profissão de fé.

3- Reiterou a incompatibilidade entre a maçonaria e a fé cristã reformada.

4- Reiterou decisão anterior que considera como errado o proibir que mulheres orem nos cultos, proibir que as igrejas tenham corais e instrumentos musicais e proibir a celebração do Natal. A IPB rejeitou estas proibições.

5- Rejeitou também proposta para estabelecer-se diaconos e diaconisas mirins. E rejeitou proposta para diaconato feminino, nomeando uma comissão para elaborar estudo sobre o assunto e prestar relatório em 4 anos.

Parabéns a todos que fazem a IPB!!!!

Fonte: Tempora-mores

17 comentários:

  1. Orei antes do Concílio 2010 e só posso dizer amém pelas decisões tomadas, afinal, creio que todos que oraram (de verdade) estão agradecidos.
    Vamos continuar orando pela nossa IPB, pelos dirigentes da "cúpula" e pelos pastores e missionários.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pb. Fábio! tudo bem com você? como vai a família? espero que bem!!!
    obrigado pelo resumo de algumas das principais resoluções da reunião da assembleia geral fa IPB.
    Agora se possivel me esclareça algumas dúvidas.
    1° A assembleia Reiterou a incompatibilidade entre a maçonaria e a fé cristã reformada. mas com relação a pastores que ainda se declaram e permanecem marçon, qual será o posicionamento da IPB? visto que ela se declara portadaora da fé reformada, pelo menos na teoria...
    2°Reiterou decisão anterior que considera como errado o proibir que mulheres orem nos cultos, proibir que as igrejas TENHAM CORAIS e instrumentos musicais e proibir a CELEBRAÇÃO DO NATAL. A IPB rejeitou estas proibições.
    mas o principio regulador das igrejas reformadas é prescrito pelas Escrituras e tais práticas não é ordenada nas Escrituras como elementos de culto. ENTÃO O CONCILIO RESOLVEU NÃO PROIBIR O QUE A BIBLIA NÃO ORDENA como se a bíblia estivesse ordenando ou dando margem para isso... VC NÃO ACHA QUE ISSO ABRE UMA PORTA PARA QUE PRÁTICAS PERNICIOSAS ADENTREM NA IGREJA VIA APROVAÇÃO DO CONSELHO? visto que o principio que aprova o não aprovado pela Bíblia que é nossa regra de fé e prática não está sendo respeitado e considerado, também não deverá ser respeitado em outras ocasiões para defender opiniões particulares e de interesse pessoal, até mesmo porque se vc gosta de culto de natal e cantada outros gostam de quadrilha junina e bloco carnavalesco evangelico... e o peso e a medida devem ser iguais para todos.

    Eles constituem provas substancias do compromisso da IPB com as Escrituras Sagradas.
    será mesmo que tais proibições para não proibir, revela compromisso com as Sagradas Escrituras...
    um abraço!
    Pb Alexandre Galvão

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre Galvão você finalmente deu as caras e como bom NEOPURITANO apenas para criticar a IPB,você tem muitos questionamentos sobre nossa Igreja,mas eu tenho muitos também ao que se refere aos NEOPURITANOS COMO VOCÊ, por que vocês só se motivam na igreja para criticar? por que não ficam em uma igreja definitivamente? por que pulam tanto de igreja em igreja? por que não contestam tantos erros de vida de santidade como não beber, não dever nada a ninguém etc? É muito fácil criticar e aparecer nas horas de mostrar sabedoria,aliás os NEOPURITANOS que conheci sempre mostraram essas características citadas acima com nenhum NEOPURITANO TEM CONDIÇÕES de criticar a IPB.
    Fico também perguntado e ntambém sugerindo por que vocês não saem da IPB e fundam a IGREJA REFORMADA DOS INSATISFEITOS COM A IPB? ou passam logo para a IGREJA REFORMADA que vive lançando documentos contra IPB. Com certeza vocês ficaria em paz e nós tambbém,assim como os pentecostais conseguiram se livrar de alguns NEOPURITANOS. Jonas Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Presb,Alexandre Galvão:

    1- Como vai a belíssima Alícia, está bem? Você já é sogro?..rs..

    2- Com relação à Maçonaria, a IPB julga incompatível pertencer a ambos, ao mesmo tempo. Portanto, eu não conheço, mas se o irmão conhecer algum deve formular denuncia, por escrito, ao conselho da igreja que ele faz parte e/ou aos concílios imediatamente superiores. Porém, acho pouco provável que faça isso; afinal, é muito mais cômodo criticar não é mesmo?..rs?

    2- Com relação à questão das mulheres orarem no culto, corais, solos etc, a IPB entende que não há problemas de quebra do Princípio Regulador do Culto. Recomendo que leia nosso artigo "A UTILIZAÇÃO ERRADA DO PRINCÍPIO REGULADOR DO CULTO POR PARTE DOS NEOPURITANOS", publicado neste blog, em meses anteriores. É só procurar. Cá entre nós, porque as mulheres não podem orar no culto? Porque nã existe nenhuma mulher orando no culto, nas escrituras? É esse o Princípio regulador que vc defende? Penso que não há estupidez maior..rs. Por este argumento, nenhum oriental ou negro poderia orar também, uma vez que não há nenhum exemplo de oração dessas pessoas nas escrituras. Por favor não me venha com o argumento completamente descontextualizado (para este assunto, porque o que se está tratando no texto diz respeito a "autoridade", ordenação etc) de Paulo ok?

    3- Por fim, caro irmão: quero exortá-lo a fugir da soberba que tem acometido a muitos "Neopuritanos". Já percebo em sua fala sinais evidentes desse mal. Veja o que vc diz: "visto que o principio que aprova o não aprovado pela Bíblia que é nossa regra de fé e prática não está sendo respeitado". Note: não está sendo respeitado no seu entendimento, apenas e de alguns outros neopuritanos. Meu irmão, tudo isso que acabou de dizer é aepnas sua opinião e não, necessariamente a verdade. Esses assuntos são também considerados pelos teólogos da IPB, a exemplo do Rev.Augustus etc. E eles chegam a uma opinião diferente da sua. Não seria prodente pelo menso ouví-los? Mas esse é o mproblema da soberba: cega e provoca entupimento no ouvido.

    4- A IPB é uma igreja conciliar. Pelo que saiba o irmão, apesar de ainda presbítero, está em disponibilidade e isso pela sua própria vontade. Por que não procura entrar em algum concílio e assim lutar, pelos meios legais, por suas convicções. É mais fácil ficar de fora criticando não é? Não seria mais prudente procurar uma igreja que se adapte melho aos seus "gostos"? Porque enquanto estiveres criicando, jogando pedra etc, por meios ilícitos e não pelos trâmites corretos e legais (a IPB tem abertura para isso) além de sua voz ser completametne ignorada ainda corres o risco de ser disciplinado por rebeldia contra a liderança da igreja. Em nossa igreja, vc sabe, certamente aconteceria isso com vc.

    Tudo de bom! Lebranças à família!

    ResponderExcluir
  5. com relação a marçonaria também não conheço nenhum pastor que se denimine defensor da marçonaria, conheço alguns simpatizantes, mas medrosos para expor suas reais convicções. se eu de fato conhece-se algum e tivesse provas cabal eu denunciaria... pois vc me conhece e sabe que me exponho, caso contrario eu não estaria postando criticas a IPB e pondo meu nome...
    quanto as mulheres orarem no culto não vejo base e espaço para o exercicio e participação na liturgia isso no culto solene, na santa convocação. não estou muito preocupado com as opiniões de teologos e de neopuritanos... acredito que não preciso apelar para tais, vistoas Escrituras ser suficiente... em momento algum citei alguém para formular minhas convicções.
    vc chama de soberba minha lógica necessaria. simplesmente sou consistente com aquilo que aprendir ainda na base da minha fé calvinista onde vc foi um dos meus professores.interessante vc citar o Dr. Augustos como se opinião dele fosse Bìblia e minha lixo... parece que vc é discipulo da ditadura das idéias...vc não é livre para pensar o provavel?
    Se eu ainda estou em disponibilidade é porque o Senhor guia os meus passos pela sua providência. e não é porque eu não estou no exercicio do oficio de presbitero que eu não posso falar pois sou membro da IPB e como membro tambem tenho voz, talvez não tão alta como a sua... não estou atrás de satisfazer o meu gosto e sim o de DEus Prescrito em sua palavra... isso doa em quem doer... se falar a verdade é ser rebelde eu deveria ter sido disciplinado amuito tempo pois eu não tenho me calado onde tenho chegado...
    um abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Pb.Alexandre Galvão, o sr. tem toda a razão mais Calado é claro. Pois para um membro da I.P.B o sr. é um verdadeiro Neopuritano "Jesus te ama"

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre Galvão
    Estou impressionado com tanta firmeza,pois não faz muito tempo que lhe vi CANTANDO EM CORAL DA UPH DA IGREJA PRESBITERIANA DO JANGA,será que naquele momento era necessário para vc? quem sabe precisando de uma nova igreja,já que desde que saiu do pentecostalismo você durou muito tempo em nenhuma igreja e nem exerceu o oficialato. a proposito não jogue sua imcompetência para a providencia de Deus,pois vc poderia exerce o oficio e lutar pelos meios que a igreja oferece. Pense vai ao conselho,presbitério,sinodo e supremo,o problema é vc ir a algum conselho pois qual Presbitariana vc está no MOMENTO?
    Jonas Carvalho.

    ResponderExcluir
  8. olá Pb. Jonas Carvaloho!!! como vai a familia? bom falar contigo...
    assim como um dia fui arminiano, assim como um dia fui pentencostal, assim como um dia cantei em coral, assim também um dia deixei de ser incosistente com a minha confissão reformada... pois a minha confissão é a de Westminster... acredito que a sua também, pelo menos naquilo que for conveniente para vc. Pb Jonas é com muito respeito que me dirijo a vc, pois sei que vc assim como poucos é muito esforçado na obra de Deus e de fato e de verade se preocupa com igreja de Cristo...se eu não permaneci sempre na mesma igreja é porque as circinstâncias de moradia e de trablho não me permitiram, pois tenho uma familia e vivo também na pespectiva dela...e minha imcopetência é responsabilidade minha claro, contudo decretada por Deus...agora me chame de Hipercalvinista se quiser...pois vc assim como O pb. Fábio, vcs gostam de tachar as pessoas... tachar ou estigmatizar? a proposito porque vcs insistem tanto em aconselhar as pessoas que se posicionam contra a alguns posicionamentos da IPB a se retirarem da denominação... lembro que o Pb. Fábio aconselhou um menbro da IPB do Ibura Gunar Vigren a tb se retirar da sua igreja... será que tb será este conselho que vcs dão a todos que procuram o conselho da sua igreja com pontos de vista diferentes... as vezes não quero acreditar que este conselho as vezes parte de oficiais como vcs... se um menbor vem a mim com dificuldade de aceitar uma certa doutrina e posiocionamento da igreja...eu tento mostrar onde ele tenho se equivocado...

    Jonas um Bração!!!
    Pb Alexandre Galvão

    ResponderExcluir
  9. Prezadíssimo Pb.Alexandre Galvão:

    Até parece que pessoas como o senhor e seus pares, a exemplo do querido irmão Gunnar, vêm até nós pedindo "conselho" oom um sincero desejo de corrigir-se ou ainda de tomar a direção certa em alguns assuntos. Altivez, soberba e arrogância é o que temos visto, infelizmente. Os senhores são incapazes de ouvir alguém. Estão insatisfeitos com a IPB, não querem lutar "pelos meios legais" para mudá-la naquilo que acham que deve ser mudada e ainda ficam "por trás" minando e prejudicando a liderança de muitos que entedem que a IPB precisa mudar muito mas que, ao mesmo tempo, sabem que essas mudanças não podem acontecer "nem por força nem por violência", como muitas vezes os senhores querem fazer. Por tudo isso, procuro alertar a muitos irmãos que estão completamente insatisfeitos com IPB a analisarem a possibilidade de procurar uma igreja que se adeque melhor aos seus "gostos".

    ResponderExcluir
  10. Pb Fábio em momento algum eu faltei respeito a vc, como também ao presbitero Jonas, mas vejo que vcs sentem prazer em destratar as pessoas utilizando termos como neopuritanos, pares, imcopetentes e etc... e vc ainda me chama de Altivo, soberbo e arrogante...realmente penso diferente de vc, isso é pecado? se sou consistente e duro as vezes é porque cansei do marasmo do nem morno nem quente da IPB... se ainda estou ne IPB é porque vejo uma luz no fim do túnel e a possibilidade de mudança radical...em que meio do caminho vc deixou o: reformando sempre!!! eu não consigo ainda encontrar uma zona de conforto como talvez vc já conseguiu. eu ainda luto pela verdade, pregando a verdade, defendendo a verdade e vivendo a verdade...realmente não tenho aparecido tanto ao conselho para questionar algumas resoluções e práticas que ofendem abertamente as escrituras sagrada, até mesmo porque sei que o resultado dessas investidas é quase nulo,tenho o exemplo dai do Jordão onde no passado briguei e brigamos tanto por um culto simples sem bobagens e entretenimentos, mas e ai deu em que? o pragmatismo prevaleceu... afinal de contas queremos igrejas lotadas mesmo que de pessoas que não querem um compromisso veradeiro com Deus...
    até mais
    um abração!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Alexandre:

    Não foi minha intenção ofendê-lo. Esse é um espaço para debates e embates de idéias, não das pessoas. Caso tenha caminhado por outro lado, por favor me perdoe.

    Vejo que o irmão está absolutamente desconfortável dentro da IPB, mesmo vendo uma "luz no fim do túnel". Só não entendo que luz seria esta. Como o irmão quer mudar algo se não luta pelos meios legais. Depois, como vc mesmo diz "o resultado dessas investidas é quase nulo". Talvez porque só vcs estejam corretos e a IPB, nacionalmente, errada. É possível. Por tudo isso que relatou, não acho que deverias alimentar esse desejo "quase nulo" de mudanças. Realmente as coisas não vão mudar como pretendem; pelo menos não da forma como pretendem. É por isso que sempre aconselho a não perderem mais tempo. Quem sabe fosse melhor até para os irmãos, realmente procurarem outra comunidade que seja melhor adequada aos vossos "gostos".

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz!

    Como membro da Igreja Reformada do Brasil em Maceió, fico muito feliz com os resultados do Supremo Concílio 2010 e continuo orando para que o Senhor guie a IPB para uma posição cada vez mais fiel - em suas decisões e em sua prática.
    Exorto aos irmãos que não tenham as opiniões de certos membros de nossas igrejas (eles têm direito de tê-las) como a opinião da Confederação das Igrejas Reformadas do Brasil. Se vocês quiserem ver nossa posição oficial pesquisem em nossas atas que estão disponíveis no site www.irbmaceio.com.br.

    Um abraço a todos.
    Henrique.

    ResponderExcluir
  13. Caríssimo Henrique:

    Prazer muito grande tê-lo por aqui. A IPB sempre teve um excelente relacionamento com a Igreja Reformada. Várias vezes tivemos a honra de receber em nossa igreja - IPB-Jordão - pastores da Igreja Reformada; homens de Deus, humildes e "Simpáticos a toda comunidade" e com desejo sincero de difundir a fé Reformada, a exemplo dos pastores Peter Mayer e Ralph Boercema. Infelizmente alguns irmãos da IPB, com suas posturas de mudança a "ferro e fogo" acabam criando certa ojeriza pelos ideais reformados, tendo como resultado o "afastamente" de muitos outros irmãos dessas legítimas confissões, ao invés de atraí-los para o certo, para uma aproximação maior com a boa interpretação da palavra de Deus. Parafraseando o apóstolo Paulo,diria que "por causa deles as idéias reformadas são rejeitadas em nosso meio". Claro, essa é apenas minha leitura. Infelizmente a todo momento, como oficial da IPB, lutador pelos ideais da reforma, tenho que a todo momento corrigir muitas posturas que afirmam "não querer saber desse negócio de Calvino, Lutero etc". De qualquer forma, fiquei feliz com seu comentário e visita. Grande abraço a esses irmãos queridos da Igreja Reformada.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo conselho Presbitero Fábio!!!
    estou preparando um documento acerca da liturgia vigente praticadas nas igrejas do presbiterio de Paulista... em breve te darei resposta...
    um abração!!!
    pb. alexandre galvão

    ResponderExcluir
  15. Carissimo Alexandre Galvão
    Graças à Deus tudo bem com a familia e com a Igreja.
    Vejo que vc vem realmente numa crescente espiritual,deixou o pentecostalismo,deixou coral,mas pena que a IPB vem travando sua ascensão pela busca da verdade absoluta,será que a IPB é a ultima opção de mudança na sua vida? O que vc irá fazer já que todos os conselhos da IPB que vc faz parte estão errados,até o supremo,o que fazer?Quem sabe vc brlhe com mais força para aumentar a luz no fim do túnel,já que a maioria dos presbiterianos estão em trevas, e vc e mais meia dúzia de neopurianos estão com toda a verdade.
    A proposito quanto ao tratamento dado pelo conselho,mais uma vez fico surpreso com a sua afirmação,pois vc teve a oportunida de ser membro do mesmo e também ser tratado por ele,esqueceu???????? Quanto a tachar alguem,vc ficou ofendido? pois saiba que vc está clarmente afirmando que uma denominaçao que acabou de reunir embaixo de oração de muitos irmãos estar desviada e vc absolutamente certo, será que o pecado é só meu e de Fábio?
    Você também esquece as oportunidades que lhe foram dadas aqui no Jordão e muitas vc jogou fora)não só no JORDÃO)
    aLEXANDRE NÃO vou mais lhe responder pois entendo que tudo que um NEOPURITANO quer é ter oportunidade para mostrar seu grau de sabedoria eloquencia para um debater, a IPB é muito maior que esse grupo que pouco produz para em nome de lutar por uma verdade,espero que na Igreja em que vc hoje faz parte vc consiga mostrar a todos que eles esão errados r VOCÊ,SÓ VOCÊ está CERTO, daí VOCÊ SÓ VOCÊ CONSIGA MOSTRAR QUE O SUPREMO CONCÍLIO ESTÁ ERRADO.
    Boa sorte,luz no fim do túnel
    Jonas Carvalho.

    ResponderExcluir
  16. infelizmente mais uma vez Deus estar sendo amesquinhado pela instituição... Jonas não sou perfeito como também vc não é, pois a perfeição ainda não pertence a este mundo... se critico posicionamentos de homens dentro da IPB vcs me criticam dizendo que estou utilizindo de metodos espurios de lutar pela verdade, se digo que vou ao conselho lutar via legal conforme vc estabelece, vc também me critica. afinal de contas a verdade é que vc já estabeleceu a IPB como instituição perfeita da qual nela vc nasceu e nela vc irá morrer... ora Pb Jonas, vc sabe tão bem quanto eu que a IPB precisa de uma reforma urgente, pois a apatia é latente e evidente ´para todos... infelizmente vc não quer vê. assim como falsos profetas dizendo paz, paz, quando não há paz...
    vc discusa.
    não espero sua resposta pois vc é muito superior a mim...
    e talvez seja por isso que vc não se preocupa com as evidentes faltas da IPB...
    um abração!!!

    ResponderExcluir
  17. FICO FELIZ QUANDO TENHO A OPORTUNIDADE DE CONHECER BOLGS COMO O SEU.

    ME TORNEI SEGUIDORA.

    ABRÇ!!!

    ResponderExcluir

Divulgue meu Blog no seu Blog